Na última segunda feira, dia 26 de Junho, o auditório do Palácio da Cultura, Cora Coralina, foi sede do Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação (Prisme), realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o objetivo de ofertar formação para profissionais da educação municipal.
A Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Semej), é formada por professores, diretores, técnicos, representantes do CME e Fórum Permanente de Educação. O Secretário da Pasta, Professor Deley Oliveira fala sobre a importância da realização do Prisme: “O Programa tem agregado positivamente no fortalecimento de nossa Rede Municipal de Ensino, contribuindo de forma significativa no avanço da Gestão e do Sistema Municipal de Educação (SME). Fica aqui nossos agradecimentos a todos os pesquisadores da UFT, pela extensão, e mais, suporte teórico, que infere no nosso fazer pedagógico e metodológico.”
O programa proporciona grandes avanços na mobilização e efetivação de ações que fortalecem a Gestão Educacional do Município, e tem como objetivo apoiar os municípios na institucionalização dos sistemas e na gestão da educação, deixando-a mais orgânica e moderna.
Serão realizados três encontros do Prisme, em diferentes municípios, conforme explica a Professora da UFT, Rosilene Lagares: “Dia 25 foi em Palmas, hoje é em Paraíso e amanhã vai ser em Araguaína. Aqui em Paraíso eu pude ver que praticamente todos os municípios que reunimos no polo estão participando.”
Ainda segundo o Secretário Municipal, o Prisme tem trazido bons resultados: “Os estudos e análises, especificamente das metas 18 e 19 do Plano Municipal de Educação, com o suporte da equipe Prisme/Uft, nos propiciou devolutivas e direcionamentos pontuais, para que pudéssemos efetuar com maior eficiência as estratégias estabelecidas.”
Mín. 22° Máx. 37°