Quarta, 15 de Outubro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Saúde Tocantins

Governo do Tocantins amplia capacidade de exames com instalação do novo tomógrafo no Hospital Geral de Palmas

Equipamento de 64 canais e 128 cortes reconstruídos proporcionará um melhor diagnóstico à população

15/10/2025 às 15h56
Por: Confiança Notícias Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Tomógrafos são equipamentos indispensáveis na medicina diagnóstica - Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
Tomógrafos são equipamentos indispensáveis na medicina diagnóstica - Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), instalou um novo tomógrafo no Hospital Geral de Palmas (HGP). O aparelho já está em funcionamento e possui 64 canais e 128 cortes reconstruídos, proporcionando um melhor diagnóstico à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento possui funcionalidades como reconstruções tridimensionais, menor exposição à radiação e maior conforto para o paciente durante o exame, viabilizando um diagnóstico mais célere e assertivo através da leitura de imagens.

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, enfatizou a importância do investimento de cerca de R$ 3 milhões realizado pelo Estado. "Isso representa um grande avanço na qualidade do atendimento que oferecemos à população. O tomógrafo não só moderniza a infraestrutura do HGP [Hospital Geral de Palmas], mas reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a saúde e o bem-estar dos pacientes, uma orientação constante do governador Laurez Moreira”, pontuou.

“Em junho recebemos um e agora outro tomógrafo. Os dois novos equipamentos se somam a outro tomógrafo terceirizado, um Canon 16 canais, disponível no hospital. Com o funcionamento das três máquinas, vamos conseguir ampliar ainda mais a média de 3,5 mil exames de tomografia por mês já realizados pelo HGP, oferecendo mais qualidade e agilidade para os pacientes”, explicou a responsável pelo serviço de radiologia do HGP, Luciana Vilela Rodrigues.

O técnico em radiologia do HGP, Alceu Lapastina Abreu, ressaltou que “este aparelho representa um ganho muito grande para o setor de imaginologia, pois ele permite mais cortes, tem uma tecnologia de ponta, que exige menos tempo de exposição do paciente à radiação. Isso é qualidade no atendimento”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias