O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, participou, nesta terça-feira, 14, da abertura oficial da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, de conselheiros municipais de Assistência Social e de integrantes da gestão municipal.
A conferência, realizada no auditório do Colégio Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, segue até quinta-feira, 16, com o tema ‘20 Anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Construção, Proteção Social e Resistência’. O evento reúne cerca de 500 participantes, entre secretários estaduais e municipais, profissionais da Assistência Social e representantes da sociedade civil.
Eduardo disse que o evento promove a participação democrática e o fortalecimento das políticas públicas, e que o diálogo e a união entre os entes federativos são fundamentais para ampliar a efetividade das ações na área social.
“Precisamos otimizar recursos, porque tudo o que se investe em assistência social é pouco diante da miséria e da fome. Organizamos políticas antes fragmentadas, juntando união, estados e municípios. Elegemos na Capital a segurança alimentar como prioridade e, hoje, servimos quatro mil refeições por dia nos Restaurantes Comunitários, fortalecendo a saúde e reduzindo gastos públicos, disse.
O evento também contou com a presença do governador do Tocantins, Laurez Moreira, que recebeu a proposta de minuta para criação da Lei do Sistema Único de Assistência Social do Tocantins. “Vamos encaminhar o projeto de lei para a Casa Civil e, em seguida, para a Assembleia Legislativa. É necessário unir forças e trazer melhorias para milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em nosso estado”, afirmou.
Participação
O secretário-executivo da Ação Social de Palmas, Amílson Rodrigues, participa da conferência como conselheiro estadual, representando Palmas e apresenta um painel com o tema, ‘Momento de Conferir’, onde é avaliado o que foi cumprido, total ou parcialmente, das trinta propostas debatidas e votadas democraticamente na conferência estadual de 2023.
Durante os dois dias de encontro, serão discutidas e aprovadas as propostas do Tocantins que deverão ser levadas à etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília (DF), de 6 a 9 de dezembro de 2025.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Denis Rocha
Mín. 22° Máx. 37°