Quinta, 16 de Outubro de 2025
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Audiência debaterá projeto que regulamenta mercado de redução de emissões de gases

Para deputado, importação seria forma de população adquirir veículos mais baratos e seguros

13/09/2021 às 20h25
Por: Confiança Notícias Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Redução da emissão de gases de efeito estufa é uma das metas do Protocolo de Quioto - (Foto: Depositphotos)
Redução da emissão de gases de efeito estufa é uma das metas do Protocolo de Quioto - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na sexta-feira (17) para debater o Projeto de Lei 528/21, que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE).

A criação desse mercado está prevista na lei que instituiu a Política Nacional de Mudança do Clima (Lei 12.187/09), e é uma recomendação do Protocolo de Quioto, tratado internacional ratificado pelo Brasil que prevê a redução da concentração de gases de efeito estufa no planeta.

De autoria do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o Projeto de Lei 528/21 estabelece regras para a compra e venda de créditos de carbono no País. Crédito de carbono é um certificado que atesta e reconhece a redução de emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Pelo projeto, um crédito de carbono equivalerá a uma tonelada desses gases que deixarem de ser lançados na atmosfera.

Debate amplo
A audiência para debater a proposta foi sugerida pela presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Ela ressalta que o Brasil tem "grande vocação para geração de créditos de carbono em diversos setores da economia". "A criação de mercados regulados de créditos de carbono vem sendo adotada em diversos países, e o Brasil pode ser uma grande fonte de créditos para aqueles países com necessidade de reduzir emissões", afirma a deputada.

Segundo a parlamentar, a audiência pública vai reunir representantes dos setores de interesse no tema para enriquecer o debate e possibilitar que o projeto de lei atinja as expectativas de diminuição das emissões.

Entre os convidados estão representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; do Ministério da Economia; do Ministério do Meio Ambiente; da Confederação Nacional da Indústria (CNI); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e do Grupo Carta de Belém.

Confira a lista completa de convidados

A audiência está marcada para as 9 horas, no plenário 6. O evento poderá ser acompanhado ao vivo, com o envio de perguntas aos debatedores pelo site e-Democracia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias