Quinta, 16 de Outubro de 2025
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova inclusão expressa de órgãos de segurança no policiamento ambiental

Pela proposta, agentes dos órgãos de segurança também poderão lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo

16/09/2021 às 13h35
Por: Confiança Notícias Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Peternelli recomendou a aprovação de substitutivo - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Peternelli recomendou a aprovação de substitutivo - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui expressamente as polícias militares, os corpos de bombeiros militares, as polícias civis, a Polícia Federal e as guardas portuárias no Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Pela proposta, os agentes dos órgãos de segurança também poderão lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo.

Por recomendação do relator, deputado General Peternelli (PSL-SP), foi aprovado o substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao Projeto de Lei 6289/19, do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP).

Segundo Peternelli, as polícias já atuam para coibir infrações ambientais, mas a proposta vai conferir a elas mais segurança jurídica para o trabalho que já realizam. "Não temos dúvida de que é necessário ajustarmos a legislação para desburocratizar e oferecer base legal sólida e simplificada para essa atuação", disse.

O substitutivo altera a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (6.938/81) e a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98) e é mais amplo do que o projeto original, que se refere apenas à atuação das polícias militares e dos corpos de bombeiros na área ambiental.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias