Quinta, 16 de Outubro de 2025
24°

Tempo limpo

Palmas, TO

Utilidade Pública Porto Nacional

Educação de Porto Nacional participa de reunião para definição de critérios do ICMS Educacional para os municípios tocantinenses

Educação de Porto Nacional participa de reunião para definição de critérios do ICMS Educacional para os municípios tocantinenses

02/09/2022 às 17h24
Por: Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Compartilhe:
Divulgação/Secretaria Municipal da Educação
Divulgação/Secretaria Municipal da Educação

A ação visa incentivar as escolas a apresentarem o melhor índice educacional respeitando as determinações estabelecidas

Com o intuito de decidir os quesitos para a designação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Educacionais (ICMS Educacional), a prefeitura de Porto Nacional por meio da secretaria municipal da Educação, participou na tarde da última quarta-feira, 31, de uma reunião na Associação Tocantinense de Municípios (ATM), promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para a escolha de forma democrática sobre como será o recebimento dos 10% do ICMS Educacional. Para a decisão, a reunião contou com prefeitos, secretários municipais da Educação e instituições parceiras como o Ministério Público. 

As novas metodologias de financiamento para a educação básica de qualidade a partir de 2023 tem como objetivo, incentivar os 139 municípios do Tocantins a apresentarem o melhor índice educacional respeitando os critérios estabelecidos. As escolhas terão como base, os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, os quais possuem metas já estabelecidas e conhecidas pelos municípios, que já estão nos planos e seu cumprimento trará mais recursos para a educação do município. Considerando também a condicionante para que os municípios se habilitem no Valor Por Aluno Anual por Resultado (VAAR).

A secretária da Educação de Porto Nacional, Helane Dias, esteve presente na reunião para a discussão e destacou os benefícios da destinação do recurso para os municípios do Tocantins. “É realmente um incentivo orçamentário para que aumente os investimentos na educação e consequentemente, melhore os resultados educacionais. Isso tudo significa ainda mais escolas, infraestrutura e menos reprovações nas escolas”, afirmou a secretária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias