
O Poder Executivo do Tocantins publicou, no Diário Oficial nº 6.881 dessa quarta-feira, 20, a Medida Provisória (MP) nº 12/2025, que institui o Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa –Tocantins Restaura. A iniciativa tem como finalidade estruturar, coordenar e promover a restauração de ecossistemas nativos no território tocantinense, com foco na conservação da biodiversidade, na proteção dos recursos hídricos e na formação de corredores ecológicos.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o programa estabelece diretrizes que incluem a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a captação de recursos públicos e privados para ampliar a efetividade das ações.
De acordo com a MP, oTocantins Restauraabrangerá prioritariamente áreas públicas e privadas em unidades de conservação estaduais, imóveis rurais com passivos ambientais e regiões indicadas no Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado.
A medida também prevê que a Semarh poderá definir áreas prioritárias de atuação com base em critérios técnicos, ambientais e socioeconômicos, como bacias hidrográficas estratégicas, regiões sensíveis à perda de biodiversidade e espaços destinados à criação de corredores ecológicos.
O texto ainda estabelece que todo e qualquer projeto de restauração no estado deve ser avaliado, validado e desenvolvido, ou codesenvolvido, pela Semarh, órgão responsável legalmente pela política de restauração no Tocantins.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que a restauração é, hoje em dia, uma das pautas mais valorizadas da política ambiental no Brasil e no mundo.
Segundo ele, o Tocantins sai na frente ao iniciar o programaRestaura Cantão, com a meta de recuperar 12 mil hectares. O projeto conta com a parceria do setor privado, desenvolvido com o Fundo Silvania, da corretora suíça Mercuria. Além do impacto ambiental, a iniciativa vai gerar empregos, movimentar a economia local e garantir a manutenção dessas áreas nos próximos 40 anos.
Marcello Lelis ressaltou ainda que a MP unifica diferentes projetos de recuperação já em andamento, como oPlantando Água, iniciativas privadas e parcerias internacionais, transformando-os em um plano único para todo o Estado. “É uma ação bem-vinda por todos os setores, tanto o de produção quanto o de preservação”, complementou.
A Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação, mas precisa ser apreciada pela Assembleia Legislativa para ser convertida em lei.
Tocantins Com a mobilização de mais de 10 mil pessoas, Governo do Tocantins encerra ações do projeto Foco no Fogo de prevenção e combate aos incêndios florestais
Tocantins Governo do Tocantins registra redução de 19,9% no desmatamento entre janeiro e julho de 2025
Tocantins Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção e monitoramento de queimadas
Tocantins Em Manaus, Governo do Tocantins apresenta projetos de referência em educação ambiental durante congresso internacional
Tocantins Governo do Tocantins participa de evento com Arnold Schwarzenegger e líderes da Amazônia sobre protagonismo dos estados na agenda climática
Tocantins Governo do Tocantins destaca estratégia de aninhamento de projetos de carbono na Conferência Brasileira Clima e Carbono, em São Paulo
Tocantins Governo do Tocantins promove o Programa Praia Consciente em diversos municípios do estado
Tocantins Governo do Tocantins registra os melhores índices de qualidade da água em 80 pontos monitorados no primeiro trimestre de 2025
Tocantins Governo do Tocantins reforça ações de prevenção as queimadas e mobiliza mais de 11 mil pessoas por meio das ações do Foco no Fogo 2025 Mín. 24° Máx. 39°