
Com alcance em 59 municípios e em torno de 10 mil pessoas mobilizadas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), divulgou nessa segunda-feira, 25, o Relatório das Visitas do Projeto Foco no Fogo, referente ao período de abril até a última semana de agosto deste ano.
Realizado em parceria com as instituições do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, as ações foram registradas no aplicativo Recprev (Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais). Entre os resultados, estão a realização de 2.541 visitas em comunidades rurais, propriedades agrícolas, aldeias indígenas e escolas, além de 48 palestras educativas voltadas à conscientização e prevenção de queimadas e incêndios.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis, destacou que, graças ao esforço coletivo, o Tocantins conseguiu reduzir em 31,4% o número de focos de queimadas entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de ano passado. “Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, iniciamos as ações do projeto de forma antecipada, integrando o maior plano de combate ao fogo da história do Tocantins. Também é preciso reconhecer o esforço dos produtores rurais, que têm mobilizado máquinas, equipamentos e feito aceiros. A degradação pelo fogo deve ser nossa principal preocupação. Está na hora de todos os tocantinenses se unirem para combater esse mal que prejudica a vida de todos nós”, afirma o secretário.
Um dos destaques desta edição foi a disponibilização dos dados em tempo real,acessíveis no site do Centro de Monitoramento em Inteligência Geográfica (Cigma), pelo link:https://cigma.to.gov.br/foco_no_fogo/foco_no_fogo/.A plataforma registra o alcance de 10.167 pessoas atingidas, sendo 5.572 por meio das palestras.
Para o secretário do Meio Ambiente e Turismo de Esperantina, Renald Pereira, esta ação é muito importante para conscientizar a população contra os riscos do fogo. “Este trabalho de formiguinha, indo de chácara em chácara, de propriedade em propriedade para conscientizar nossa população é fundamental", destaca.
A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ressalta o engajamento das comunidades. “Durante as atividades, observou-se elevado grau de participação da população local, que esteve presente em ações educativas, palestras, visitas técnicas e orientações de campo. Esse envolvimento comunitário foi um dos pontos fortes da iniciativa, contribuindo para a construção de uma cultura de prevenção e respeito ao meio ambiente”.
Comitê
O Foco no Fogo é fruto de um trabalho interinstitucional por meio do Comitê do Fogo que envolve 32 parceiros, entre eles: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Exército Brasileiro, Defesas Civis municipais, Ibama/Prevfogo, Polícia Rodoviária Federal,entre outras instituições.
Plano
O Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – 2025 prevê investimento na ordem de R$ 17 milhões, sendo composto por três eixos: prevenção, monitoramento e combate. O Plano foi elaborado de forma conjunta pela Semarh, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Denúncias
A denúncia contra crimes ambientais, incluindo queimadas, pode ser feita de forma anônima, por meio da Linha Verde do Naturatins, 0800-63 155 ou no número do Corpo de Bombeiros, 193.
Tocantins Governo do Tocantins envia, à Aleto, Medida Provisória que institui o Programa Tocantins Restaura
Tocantins Governo do Tocantins registra redução de 19,9% no desmatamento entre janeiro e julho de 2025
Tocantins Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção e monitoramento de queimadas
Tocantins Em Manaus, Governo do Tocantins apresenta projetos de referência em educação ambiental durante congresso internacional
Tocantins Governo do Tocantins participa de evento com Arnold Schwarzenegger e líderes da Amazônia sobre protagonismo dos estados na agenda climática
Tocantins Governo do Tocantins destaca estratégia de aninhamento de projetos de carbono na Conferência Brasileira Clima e Carbono, em São Paulo
Tocantins Governo do Tocantins promove o Programa Praia Consciente em diversos municípios do estado
Tocantins Governo do Tocantins registra os melhores índices de qualidade da água em 80 pontos monitorados no primeiro trimestre de 2025
Tocantins Governo do Tocantins reforça ações de prevenção as queimadas e mobiliza mais de 11 mil pessoas por meio das ações do Foco no Fogo 2025 Mín. 24° Máx. 39°