Quinta, 16 de Outubro de 2025
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Educação Capacitação

Profissionais da rede de saúde de Palmas passam por capacitação sobre 'Citologia para coleta do Papanicolau'

Foram qualificados 60 trabalhadores do SUS na sexta, 25

28/03/2022 às 14h54
Por: Fonte: Secretaria Municipal da Comunicação
Compartilhe:
Divulgação/Secom Palmas
Divulgação/Secom Palmas

Com o objetivo de aprimorar a técnica dos profissionais de saúde a fim de evitar ocorrência de coletas inconclusivas foi ofertada na última sexta-feira, 25, na Fundação Escola de Saúde da Pública de Palmas (Fesp), a capacitação sobre ‘Citologia: coleta e fluxo do exame preventivo Papanicolau', promovida em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus). Ao todo, 60 profissionais, dentre residentes do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) e pesquisadores do Palmas para Todos (PPT) da Fesp, foram qualificados, 30 deles pela manhã e os demais no período da tarde. Novas turmas estão previstas para o final de abril.

“O exame de Papanicolau é a principal forma de prevenir o câncer de colo de útero [CCU], que deve ser realizado anualmente e, caso a mulher não o faça, as equipes das unidades devem fazer a busca ativa dessas mulheres”, alertou a responsável pelo Sistema das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), a enfermeira e residente em Saúde Coletiva, Sara Gonzalez, reiterando que todo exame coletado deve ser registrado no Sistema de Informação do Câncer (Siscan). A apresentação inicial contou com o apoio da enfermeira e residente em Saúde Coletiva, Lara Lamin.

Por se tratar da quarta causa de mortalidade por câncer em mulheres no país, sem considerar os tumores de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção ao câncer de colo do útero busca assegurar a assistência de qualidade às usuárias, para isso, são fatores de extrema importância, o fluxo de coleta; encaminhamento da amostra e o acompanhamento na rede. O farmacêutico especialista em Citologia Clínica do Laboratório de Patologia da Semus e pesquisador do PPT/Fesp, Edézio Felício Alves, explicou que é possível diagnosticar não apenas CCU, mas também o HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Cerca de 80% dos casos de HPV quando acompanhados e tratados, regridem. Quando não tratados, podem evoluir para câncer, por isso a importância do exame preventivo coletado de forma adequada. Para isso, devem ser levadas em consideração no ato da coleta, sangramento, lesão, dor, idade da paciente e fatores de risco”, disse Edézio. 

Para a enfermeira da USF da Arno 44 (409 Norte) e preceptora das residências em Enfermagem Obstétrica e Multi em Saúde da Família, Líllya Mota, o curso foi essencial para sanar dúvidas da rotina. “Achei muito interessante a parte do fluxo do laboratório, procedimentos da coleta ideal para um material de excelência. Sempre temos algo a aprender e acrescentar em nossa prática e como preceptora tenho que estar sempre atualizada para repassar na tutoria”, destacou.

Exame alterado. O que fazer?

O médico patologista do Laboratório de Patologia da Semus, Clayton de Souza, falou sobre o Instrutivo para Coleta de Citologia Oncótica do Colo do Útero no Município de Palmas e interpretação dos resultados. “Mulheres com resultado de exame alterado são encaminhadas para colposcopia no Ambulatório de Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado (AMAS), via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), pela própria USF em que é atendida. Para casos mais avançados, o AMAS encaminha para o Hospital Geral de Palmas (HGP) para tratamento oncológico”, explicou o médico.

Recomendações para coleta de exame Papanicolau

- Não utilizar medicações intravaginais (48h);
- Não utilizar duchas vaginais (48h);
- Não manter relações sexuais com preservativos ou gel espermicida (24h);
- Não ter realizado exames como: USG TV, toque vaginal (48h);
- Não estar menstruada, aguardar o 5⁰ dia após o ciclo menstrual

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias