O delegado da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), Túlio Pereira Mota, titular da 6ª Delegacia Regional de Porto Nacional, ministrou na tarde desta terça-feira, 12, palestra para os alunos-soldados do Curso de Formação de Praças, 2022 da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO).
A convite do Tenente-Coronel José Batista Freitas Júnior, comandante do 5º BPM, de Porto Nacional, o delegado-regional esteve presente à sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), Campus de Porto Nacional, onde se apresentou aos 45 alunos-soldados e falou sobre a persecução penal, tema este escolhido para ser abordado pela autoridade policial.
Na oportunidade, o delegado Túlio Mota também falou sobre a atuação da Polícia Civil e explicou a dinâmica de funcionamento das Delegacias da PC-TO, tanto as circunscricionais, como as especializadas, além da Central de Atendimento 24h.
Durante o encontro que durou mais de duas horas, o delegado explicou todas as atribuições da PC-TO, ressaltando a estrutura e como são realizadas as ações não somente em Porto Nacional, mas também em todos os municípios que fazem parte da área de abrangência da 6ª DRPC.
Ao final da palestra, o delegado respondeu a vários questionamentos e sanou dúvidas dos alunos com relação ao trabalho realizado diuturnamente pela Polícia Civil do Tocantins, que muitas vezes desenvolve ações conjuntas com a PM-TO, nos mais diversos tipos de ocorrências policiais.
Na avaliação do delegado-regional, a palestra foi muito produtiva e satisfatória, uma vez que os objetivos estabelecidos foram plenamente alcançados. “Em nome da Polícia Civil do Tocantins, gostaria de agradecer a oportunidade de participar da formação dos futuros policiais militares, que, muito em breve estarão nas ruas de Porto e de todo o Estado, atuando no combate à criminalidade”, disse o delegado.
O delegado enfatizou ainda que o trabalho em conjunto das duas instituições, PC-TO e PM-TO, é imprescindível para a efetiva proteção de toda sociedade tocantinense. “Com a formação dos novos soldados, a população do Tocantins ganha mais segurança, uma vez que a presença policial gera mais paz e tranquilidade no cidadão que reside em todas as regiões do nosso estado”, finalizou o delegado-regional.
Mín. 24° Máx. 39°